Explorer Serra da Canastra - Rally dos Sertões



14/09/2013 – Explorer Canastra – Rally dos Sertões

Esta cada vez mais próxima a data do CicloTour Canastra’13 e como este ano queríamos fazer uma surpresa agradável para os pedaleiros, resolvemos levar a turma para os lados da cidade de Delfinópolis/MG, cidade que faz parte do Circuito Serra da Canastra.

Apesar deste post merecer um relato repleto de detalhes, desta vez tentarei ser mais sucinto e chamar a atenção para os fatos principais.

No último sábado (14/09), eu e o grande pedaleiro e fotógrafo Pedro Barreto tínhamos uma bela missão pela frente. Percorrer a trajeto da Canastra onde iremos levar os amigos participantes do próximo CicloTour.

Como o café seria servido apenas a partir das 07h30, resolvemos levar o nosso breakfast e as 07h00 já estávamos a postos para a aventura.


Saímos para o pedal e no caminho aproveitamos para conhecer a Pousada do Claro, onde montaremos nossa base no CicloTour. Gostamos do que vimos e acreditamos que será show!

Como todo pedal na Canastra, nunca podemos subestima-la pois você pode encontrar de tudo e no momento em que você achar que o pedal não é tudo aquilo de dificuldade a natureza lhe prega uma peça e inverte o jogo. Pegamos trechos onde não se tem relevo plaino, ou se está subindo ou descendo. Subindo com pedras soltas e esfarelando, virando um talco ora descendo também com pedras soltas e erosões.



Começamos com 5 litros de água e quando paramos para fazer uma refeição no meio do nada, cadê a água?? Mesmo controlando o consumo, em cerca de 5 horas de pedal consumimos toda a nossa água e infelizmente “zeramos”!
Precisávamos comer e preparamos a comida com os últimos 200 ml de água que tínhamos.Voltamos ao pedal e rodamos uns 40 minutos e para nossa alegria e salvação, encontramos um riacho que “até agora” não nos causou dano estomacal em consumir de sua água. (Pode ser também que a cerveja já deu um jeito nos bichinhos).


Passamos na Cachoeira do Ouro, onde conversamos com o Baiano, Sr. Lopes, dono da reserva e do restaurante onde iremos almoçar em outubro. Da cocheira em diante a dificuldade técnica despenca. Teremos poucos trechos com areia, mais no geral serão estradas de chão batido e com raros trechos plainos.

OBS.: O CicloTour terá cerca de 70 km (ida e volta), neste Explorer que fizemos, fomos identificar se havia a possibilidade de estender o pedal para os 90 km e realmente não é possível com uma turma grande na qual iremos. Portanto fica determinado de que o percurso original do CicloTour será mantido com os seus 70 km.
Porém, entretanto, não pense que será como dar uma volta na lagoa. Lembre-se de que a Canastra é Canastra. São os caminhos mais difíceis que nos levam aos lugares mais fantásticos. Quer lugar bonito? Vamos ter que ir ao encontro dele e ele pede uma troca... nossa parte é ter força, alegria, companheirismo e determinação.


DICAS para o CicloTour Canastra’13:
Para quem já foi à Canastra sabe dos cuidados e responsabilidades que precisa ter.
Com o reconhecimento de sábado, achamos prudente dar algumas recomendações para que cada um tenha o pedal mais prazeroso possível:

  • Esteja com um bom condicionamento, isto lhe proporcionara segurança;
  • Pneus, quanto mais novos melhor. Teremos trechos técnicos onde pneus sem cravos ou carecas não vão conseguir tracionar; 
  • Pedalaremos em alguns trechos com vegetação rasteira (tipo grama) e com isso pode haver espinhos, se colocar fita anti-furo será muito bem vinda; 
  • A calibragem adequada para solo da Canastra é do pneu não estar completamente cheio, isso lhe proporcionara mais tração e a bike não fica tão arisca; 
  • CUIDADO com as descidas, elas podem ser traiçoeiras com pedras e principalmente areião no meio de uma curva ou numa baixada; 
  • Muito aconselhável o uso de mochila de hidratação; 
  • Tenha contigo PROTETOR SOLAR; 
  • Tenha contigo REPELENTE; 
  • Tenha contigo ILUMINAÇÃO DIANTEIRA & “TRASEIRA”; 
  • Tenha contigo DINHEIRO (Onde pedalaremos só aceita $$$); 
  • Muitas vezes, no mesmo dia, a temperatura que estava em 32º pode despencar e te pegar de surpresa, leve algo pensando num possível frio e também em chuva. “Leve” e em último caso, deixe na pousada; 
  • Tenha contigo ALEGRIA, DESCONTRAÇÃO, RESPEITO COM A NATUREZA E COM OS DEMAIS PARTICIPANTES, lembre-se de respeitar os seus limites.


  
Curiosidade:
Porque denominado Explorer Canastra Rally dos Sertões?
No dia seguinte, no café da manhã, o amigo Help que tem mais de 20 anos de Canastra e conhece tudo por lá, me perguntou por onde pedalamos no sábado e ao passar a trilha pra ele, ficamos sabendo que o trecho foi o mesmo utilizado para a etapa do Rally na Canastra.



















4 comentários:

  1. Grande Mister Sergio,

    Que bom que esteja gostando!! Sabe que tudo é muito simples e sem muita responsabilidade, o esquema é colocar a bike na trilha e sair curtindo. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Grande Jota, Cara já estou sofrendo de ansiedade, não vejo a hora de chegar na canastra, hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi Jota

    Meu nome é Paulo moro em Curitiba e pretendo com mais 2 velhinhos, passear pela Serra da Canastra entre os dias 17 a 23 de Outubro.
    Ainda não temos roteiro confirmado, e pesquisando na internet achei seus relatos.
    A ideia e chegar de carro em alguma das cidades em volta da Canastra, e a partir daí fazer um roteiro de 3 a 4 dias de bike.
    Tentei visualizar os trajetos p/ transferencia ao GPS e não consegui.
    Você poderia me dar o link ou enviar os arquivos? Tem alguma dica de caminhos ou lugares que vale muito?

    Obrigado, abraço.
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Oi Jota

    Meu nome é Paulo moro em Curitiba e pretendo com mais 2 velhinhos, passear pela Serra da Canastra entre os dias 17 a 23 de Outubro.
    Ainda não temos roteiro confirmado, e pesquisando na internet achei seus relatos.
    A ideia e chegar de carro em alguma das cidades em volta da Canastra, e a partir daí fazer um roteiro de 3 a 4 dias de bike.
    Tentei visualizar os trajetos p/ transferencia ao GPS e não consegui.
    Você poderia me dar o link ou enviar os arquivos? Tem alguma dica de caminhos ou lugares que vale muito?

    Obrigado, abraço.
    Paulo Peceniski

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita ao blog e por deixar o seu comentário!