BREVET 400 - RIO DAS OSTRAS/RJ






25 e 26/05/2013 – Audax, Rio das Ostras/RJ, Brevet 400... quem imaginou que essa etapa aconteceu apenas nesses dois dias, vamos lá.

Em março/13 encaramos e fizemos o Brevet 300 na cidade de Boituva no interior de São Paulo. Neste acabamos no tempo suficiente, porém o desgaste foi grande e olha que não foi um dos 300 mais difíceis da série São Paulo.

Quando acabei os 300 de Boituva fiquei mais de uma semana com várias partes do corpo dormentes e sem força nas pontas dos dedos o que me dificultava até mesmo de ligar o carro.

Diante disso tudo, resolvi mudar tudo para encarar uma etapa de 400.

BIKE FIT. Com o apoio e orientações do Fernando Dechichi (35) 8463-7019, fisioterapeuta e responsável pelo meu Bike Fit, acertamos pequenos detalhes que fizeram total e absoluta diferença. Fizemos a troca da mesa, trocamos uma de 6º por outra de 17º, no canote, uma redução na altura de 5 mm fez com que a minha pedalada fosse outra, totalmente diferente de Boituva.

NUTRICIONISTA. Passei por consulta e iniciei uma dieta, não apenas e somente para perda de peso (isso seria consequência) mais para reduzir índices de colesterol, reeducação alimentar e alimentação mais saudável.

TREINOS. Quando não estava pedalando com os amigos no MTB, passei a fazer treinos visando o Audax e os tais treinos não eram mais focados na velocidade média e sim na cadência. No Audax você não pode ter presa, tem que ter determinação! Incluí na minha rotina de treinos, as corridas e também exercícios abdominais. Percebi nítida melhora na questão respiratória.

BETERRABA. Santa beterraba!!!  Uma semana antes de encarrar este Brevet 400, recebi de uma amiga a indicação de um suco especial e que traz benefícios principalmente para quem pedala, melhorando a oxigenação dos músculos. Pensei... como é natural, poderia não dar o resultado, mais mal não faria!
Porém ajudou sim e muito. (no final segue a receita).

O Brevet 400 em Rio das Ostras começou as 06h30 da manhã do dia 25 onde fomos arrumar tudo para tomarmos café e seguir para a vistoria no ponto de largada que fica em frente ao Shopping Tocolândia. No café, ainda na pousada, tivemos a honra de conhecer os amigos Ronald e Leonardo de Itaperuna/RJ e com eles tivemos um excelente breafing de como se apresentaria o trajeto da prova.

Tudo acertado e as 10 da manhã foi dada a largada para a prova e com a ajuda do policiamento da cidade, fomos escoltados até o PC-01 em Canta Galo.
Estava me sentindo muito bem fisicamente e mentalmente e segui no meu ritmo para os próximos PC’s. Cheguei na cidade de Macaé e mesmo tendo o GPS como guia, acabei ficando confuso e próximo a mim tinha um parceiro do Mega Riders que me orientou e chegamos no PC.

Neste PC o amigo Gleison ainda estava por lá e deste ponto até o PC do Farol de São Tomé, fomos juntos!

Chegamos no farol com 217 km pedalados e a minha média estava na casa dos 27 km/h e ainda me sentindo bem, bem frio, mais estava bem!

Decidi que neste ponto eu esperaria o tempo que fosse pelos parceiros Daniel e Richard. O Gleison achou melhor seguir viagem e fiquei por lá conversando com outros pedaleiros e organizadores até que no breu da noite surgem Daniel San, Richard Porcel e Nino Coutinho com sua reclinável.

Esperei até que se reestabelecessem e começamos a traçar a nossa volta, que totalizariam mais 188 km de pedal.

Quando rodamos cerca de 25~30km o pneu do Nino furou e ficamos cerca de 40 minutos para arrumar tudo. Não tivemos vento contra mais o vento proporcionado pelo pedal estava cortante, na madrugada fez muito frio!

Chegamos na cidade de Quissamã e lá, como na ida, tinha a macarronada a disposição dos participantes. Confesso que na ida eu comi, mais na volta... as 04h50 da manhã aquela refeição não me apeteceu nem um pouquinho. Ficamos um tempo parado neste PC e quando retomamos o pedal o frio nos fazia tremer o corpo inteiro.

Já estávamos pedalando quando o astro rei despontou clareando o lindo dia que começara, começamos a operação “cebola”, tirar todas as vestimentas protetoras do frio, pois nesse momento o corpo começou a reclamar de calor.

No meio do caminho, antes de chegarmos no PC de Macaé, encontramos na beira do acostamento o parceiro do Mega Riders, estava com problema. Seu pneu furou e ele havia perdido a bomba para encher após a troca. Acredito que ele ficou feliz em ver os paulistas chegando.

Faltando cerca de 15 km para o final, percebi que o parceiro Daniel não estava muito bem e forçamos uma parada para ele se recompor, ao menos tentar, pois naquela altura do pedal era complicado tirar forças, mais juntos chegaremos e devagar e sempre chegamos e concluímos nosso objetivo.


#FicaaDica
Quer entrar nesse mundo de Audax? Entre e seja bem vindo!! A satisfação de completar a prova dentro do tempo limite e algo indescritível! Porém não se esqueça que para ter sucesso é necessário Treinamento, Alimentação, Hidratação e Amigos!!

Faça o Bike Fit!!  Terminei esses 400 muito mais inteiro do que os outros mais curtos que havia feito!!

Na prova o que você mais vai se valer é:
- Psicológico
- Hidratação
- Alimentação
- Força física

Agradeço muito pela força e apoio que recebi da minha família, “todas” as vezes no meio da prova que eu olhava meu celular, nele tinha uma mensagem da minha querida esposa dando força e me motivando!!.

Aos amigos e parceiros que também me enviaram uma energia muito forte!!!

Falei que antes de começar a prova me senti como um atleta olímpico e quando terminei, me senti no dia do meu aniversário e isso é muito bom!!!












405 km em 25h23.
02 Pneus furados
01 Compra de terreno
35 Participantes
06 Desistências

Clique e veja relato e fotos do parceiro no


Suco de Beterraba:
02 Beterrabas pequenas (cruas)
01 maçã
01 Limão
Um pedaço de gengibre

Descasque as beterrabas e deixe-as em pedaços e também a maçã e o gengibre. Esprema o suco do limão e bata tudo no liquidificador.
Após, passe tudo na peneira e sirva-se!

Tomando um copo por dia durante uma semana que antecede a prova, perceberá o resultado muito nítido!

Um comentário:

  1. Fala Capitão! Você fez valer mesmo o ditado: - "Missão dada é missão cumprida"! Parabéns!!! Somente depois de pedalar intermináveis 400 km é que a gente se dá conta do feito que realizou né?! Ainda mais com esta vida corrida que levamos sem tempo para treinar como um profissional e dividindo o tempo entre trabalho, família, amigos, grupo... Enfim é preciso mesmo muita dedicação e força de vontade, além de preparo físico e psicológico é claro, para concluir um desafio! Parabéns novamente!

    Abraços,
    Denis

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita ao blog e por deixar o seu comentário!