29/06/2013 – Se alguém imagina que fazer um brevet 400, vai
tornar um de 300 fácil, ledo engano!!
Literalmente cada prova é uma prova e vários fatores podem
tornar uma pequena distância mais desgastante do que uma prova mais longa feita
anteriormente.
Mais uma vez me aventurei em fazer uma prova de longa
distância, esta foi em Holambra/SP no Brevet 300 km.
A prova teve a proposta de começar na cidade de Holambra e
seguir passando pelas cidades de Artur Nogueira, Limeira, Araras, Leme, Pirassununga,
Porto Ferreira, Casa Branca, Estiva Gerbi, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Engenheiro
Coelho e retornando a Holambra passando novamente por Artur Nogueira.
Em minha casa, eu e o amigo Zwi as cinco da matina já
estávamos de pé e tínhamos até as 6 horas para finalizar os preparativos, pois
nesse horário chegará o parceiro de Audax Daniel e sua amiga Juliana. Todos prontos, seguimos então para o ponto de vistoria e largada da prova.
Por lá revemos alguns amigos como o Hermes, Marcelo e Barnabé
do Bike Mogi. Encontramos também o Gustavo Cintra e Vitor da região do ABCD
paulista.
E foi dada a largada para mais um grande desafio. Ao
analisar a altimetria, já sabíamos que as subidas não seriam poucas e realmente
não foram. Tivemos um acumulado em subidas que ultrapassaram os 4000 metros.
Juntos, saímos eu, Zwi, Gustavo, Daniel e Juliana. Destes,
apenas eu quem estava de speed e os demais com MTB. Com isso o rendimento não
tinha como ser igual e a cada quilômetro percorrido era normal eu abrir certa
distância dos parceiros.
Esperei por eles para atravessarmos a cidade de Artur
Nogueira e assim não correr o risco de ninguém se perder.
Depois disso, decidi espera-los no *PA1 que seria em
Limeira. Quando faltavam cerca de 10 km para eu chegar no PA, deparei com um
ciclista com a bike virada no gramado e perguntei se precisava de ajuda. O
biker, Henrique que estava participando do Desafio 100k ainda não tinha
habilidades para a troca de um pneu furado e parei para ajuda-lo. Câmara nova,
calibrada e roda montada na bicicleta e segui no pedal. Após eu ter rodado uns 3
quilômetros numa descida gostooooza, percebi que havia esquecido a minha bomba
de encher pneu lá onde ajudei o Henrique.
Que raiva do vacilo que dei!!! Confesso que o primeiro
pensamento que me veio foi de seguir e deixar a bomba pra lá, mais pensei em
entrar na noite, possivelmente sozinho, e se furar um pneu, eu sem bomba??
Voltei aquele morrinho para busca-la (6 km a mais de pedal).
Chegando lá não tinha mais ninguém e muito menos minha bomba. Nisso chegou o
Daniel e Zwi, contei o que acontecera e saí pedalando rápido para chegar no PA
e tentar encontrar o Henrique com a bomba. Ainda bem que deu certo!
Reagrupamos e seguimos viagem com destino ao **PC1 na qual
foi instalado na cidade de Porto Ferreira. Foram 76 km, todo o trecho feito
pela Rodovia Anhanguera. Não tive problemas, mais o barulho de tantos e tantos
caminhões, enche o saco! Este também foi um trecho complicado, pois nos
esquecemos de rezar para “Nossa Senhora do Corta Vento” e o bendito vento
contra soprou e soprou os 76 km INTEIROS!!!
Quando cheguei no PC1, cheguei e por lá fiquei aguardando os
amigos e eles chegaram com tais informações: A Juliana não está bem e desistiu
lá em Leme, Daniel não estava muito bem e igual ao Zwi precisava ir comer
alguma coisa. Nisso chegou o Gustavo que havia passado direto do PC e voltou
para carimbar o passaporte.
O Gustavo logo saiu em direção ao próximo PC e após algumas
conversas com o Zwi, combinamos que eu os deixaria e seguiria viagem. Nesse
momento, já passara das 15 horas e eu tinha cerca de três horas para tentar
chegar no PC2 antes dele fechar e assim continuar na luta de brevetar essa
etapa.
Obs.: Daniel e Zwi, decidiram seguir no caminho traçado, porém ao perceberem que chegaria no PC2 já fechado, foram até o trevo da cidade de Tambaú e retornaram pelo mesmo caminho, totalizando assim um pedal de 255km. Parabéns guerreiros!!!!
Sai de Porto Ferreira “chinelando” e após alguns
quilômetros, alcancei o Gustavo na qual fomos juntos o brevet inteiro.
Neste trecho, eram 50 km, porém com o maior desnível da
prova e ainda com a pressão de que “será que vai dar tempo”??
Conseguimos! Chegamos ao PC2 Casa Branca, restava uma hora
para o fechamento dele e essa diferença de uma hora nos acompanhou o resto da
prova até o seu final.
Por lá almoçamos e jantamos, não havia tempo para descanso,
pois o relógio não era nosso aliado e logo saímos e voltamos ao pedal em direção
ao PA2 que ficava depois da cidade de Aguaí. Seguimos pedalando e vez ou outra
vinha o pensamento de que não poderíamos ter nenhum tipo de imprevisto para não
correr o risco de não dar tempo.
Não fizemos nenhuma outra parada que não fosse num PC ou PA. E as 23h50 estávamos no PC3, sentados no chão comendo um DELICIOSO Cup
Noodles que a fantástica organização de São Paulo nos proporcionou. Qualquer
alimento quente e salgado, que não fossem aquelas coisas que comemos para
pedalar, seria bem vindo!
Agora tínhamos cerca de três horas para percorrermos os
últimos 35 km até o final da prova e somente aí que tive a certeza de que o
relógio voltou a girar ao nosso favor, pois tínhamos tudo para brevetar.
Antes de chegarmos no trevo de Artur Nogueira, haviam alguns
pedaleiros que estavam “meio” perdidos e também ajudamos na orientação e
chegamos todos em Holambra! Eu e Gustavo brevetamos com 18h50 de pedal, finalizando
as 01h55 da madrugada.
Para este brevet, quando o assunto for condições climáticas,
poderemos afirmar que o vento contra foi o maior complicador, pois não tivemos
chuva nem frio, tanto é que fui prevenido com roupas de frio na mochila e que
apenas as levei para passear, não usei nada!
Como sempre lições sempre ficam e pra mim fica claro que a
falta de treinamento faz muita diferença. Eu não treinei o quanto queria e nem
o que deveria para esta prova. A alimentação, hidratação, psicológico e
equipamento em dia também são fatores importantíssimos para a consecução de um
brevet, mesmo que ele seja de 200 km.
306 KM
204 Participantes
(69 Desafio 100 // 135 Brevet 300)
NENHUM PNEU FURADO!!!!
*PA = Ponto de Apoio (Parada opcional)
**PC = Ponto de Controle (parada obrigatória)
Fala Capitão!
ResponderExcluirMuito bacana o relato. Tenho certeza que os desafios e a companhia dos amigos marcaram mais esta prova também! Parabéns!
Abs,
Denis
Top 25 titanium tube for travel - Baojititanium
ResponderExcluirThe best choice of the Titanium Tube. One of 강릉 출장마사지 the easiest is the one with a long, long 익산 출장마사지 cable baoji titanium length. If you 태백 출장안마 have been looking for 하남 출장안마 a reliable and reliable service,